“De mãos dadas”
A ASPEP de mãos dadas, desde o início, com a FAPAG, porque é da ASPEP que, em Março de 1989, surge, em reunião convocada para o efeito, a ideia pioneira em Portugal da criação de “uma estrutura concelhia capaz de coordenar e orientar as acções comuns das Associações de Pais tornando-se um parceiro privilegiado nos assuntos que digam respeito à educação no concelho de Gondomar”.
Talvez por isso mesmo a ASPEP seja a associada n.º1 da FAPAG e tenha tido o seu presidente como 1.º presidente da FAPAG, aquando da sua criação em 1990.
Estava fundada a primeira Federação Concelhia de Associações de Pais em Portugal.
Sem dúvida que, esta visão pioneira em Portugal teve quem ao longo de 20 anos prosseguisse e desse corpo a tal imagem.
Por isso, volvidos 20 anos, a FAPAG é reconhecida por todos os intervenientes no processo educativo, quer no concelho de Gondomar quer em termos nacionais, pela capacidade de dinamizar e congregar aquelas que hoje são cerca de 100 Associações de Pais e pela qualidade emprestada às suas intervenções.
A ASPEP associa-se, assim, a esta data comemorativa, prestando como melhor homenagem a todos aqueles que foram construindo a FAPAG, uma intervenção no sentido de uma maior e melhor participação dos Pais e Encarregados de Educação na nossa Escola e servindo como elo facilitador e congregador das AP’s do nosso Agrupamento.
É assim que esperamos que a FAPAG prossiga os princípios fundadores e dê corpo quotidianamente ao lema “Com as Associações de Pais em Gondomar, Todos, vamos conseguir”.
Gondomar, Janeiro de 2010
Os membros dos Órgãos Sociais da Associação de Pais da EB23 de Gondomar
Adelino Marques; Cristina Lima; Acácio Miranda; Flávio Oliveira; Cristina Faria Silva; Fernando Vieira; Albino Moura; Aníbal Gonçalves; Alice Carmesim Mota; Maria Margarida Moreira; José António Lopes; Vítor Silva; Ana Rosa Martins; Ilisete Silva; Óscar Silva; Marília Oliveira; Manuela Saraiva; Manuel Nunes Silva; Sandra Neves; Paula Carvalho.
Comentários
Agora compreendo o porquê deles cortarem a parte dos nomes no nosso texto, pouparem cerca de 1 cm de altura. Miseráveis.